×

Atenção!

A Rapidoo não solicita nenhum tipo de depósito prévio ou taxa de contratação para liberação ou análise de crédito. Todos os nossos e-mails possuem a extensão @rapidoo.com.br.
Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.




O que é Factoring?


Factoring, também conhecido como fomento mercantil, é uma atividade comercial que possibilita empresas anteciparem seus recebíveis, e através do desconto de duplicatas, transformarem suas vendas a prazo em vendas a vista. A operação de factoring pode alavancar o capital de giro e ser uma ótima alternativa de crédito para empresas.

A relação de factoring é uma parceria. Ao contratar uma empresa de factoring, o empresário, também chamado de cedente, conta com um parceiro no genrenciamento de suas contas a receber, e ao entrega os direitos de crédito por uma venda, recebe o valor a vista descontado da remuneração da operação.

Quando é feita uma operação de fomento mercantil, a empresa de Factoring passa a ser detentora dos títulos e fica responsável pela cobrança junto ao sacado, cliente da empresa que solicitou a antecipação dos recebíveis.


duplicatas-credito

Conheça um pouco mais sobre Factoring


Factoring Online

Com a modalidade de factoring online você pode antecipar recebíveis de forma simples e rápida

Saiba tudo sobre factoring, como ele pode ajudar a sua empresa, como utilizá-lo de forma estratégica, e todos benefícios que pode trazer para seu negócio.


Afinal, o que é Factoring?

Capital de Giro

Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. A operação de factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de factoring. O resultado é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação, por exemplo, nas compras à vista de matéria-prima, pois a empresa não se descapitaliza. O factoring também presta serviços à empresa - cliente, em outras áreas administrativas, deixando o empresário com mais tempo e recursos para produzir e vender.

Na prática, o que um factoring faz é comprar suas duplicatas futuras, com um pequeno desconto, à vista. Assim, se você tem faturas a vencer em 30, 15, 7 dias ou menos, você pode vende-las à uma factoring em troca do pagamento de uma pequena taxa. O nome que damos a essa taxa é fator. E o factoring trabalha comprando duplicatas para a antecipação de recebíveis.

É importante saber também, que o factoring não é uma atividade financeira. Trata-se apenas de uma instituição de fomento mercantil. Uma empresa de factoring não pode, por exemplo, fazer captação de recursos de terceiros, nem intermediá-los para empresas, como fazem os bancos. Em resumo, o factoring é uma atividade comercial pois conjuga a compra de direitos de crédito com a prestação de serviços, através de recursos próprios.

Fazer Cadastro e simulação de Taxas


Como usar o factoring a seu favor?

Por dentro do nosso escopo de trabalho

Quando alguns empresários, precisam de capital de giro, muitas vezes consideram realizar empréstimos bancários. No entanto, suas empresas podem não estar em posição de adicionar qualquer tipo de dívida em seu caixa e para uma empresa em início de atividades conseguir um empréstimo, pode ser uma opção muito complicada, devido ao seu pouco histórico de crédito, ou sua falta de score junto às instituições financeiras. A opção do factoring não fará esta empresa incorrer em dívida, pois este tipo de operação é um adiantamento e não um empréstimo e também as empresas de factoring não se concentram nos ativos dos candidatos ou em seu histórico de crédito.

Por isso, os benefícios dos serviços de factoring para uma empresa pode ser fundamental para a longevidade da mesma no mundo dos negócios. Listamos abaixo algumas vantagens que a modalidade pode trazer ao seu negócio.

#1. Vantagens em compras com fornecedores

Quando você precisa comprar insumos, mas não quer arcar com os juros do parcelamento junto aos fornecedores, pode se valer do serviço das factoring. Elas antecipam seus recebíveis e assim, você pode ter maior poder de negociação nas compras, chegando a valores mais competitivos e pagando à vista. Lembre-se de considerar a diferença entre o valor total que você iria receber e o valor que efetivamente recebeu com a venda de seus créditos para compor seu preço de venda e assim recuperar integralmente seu capital.

#2. Novos investimentos

Nem sempre estamos preparados financeiramente para uma oportunidade que se apresenta, mas não é por isso que você deve perder a chance de ver o seu negócio crescer. Se você precisar realizar novos investimentos, mas não tem a verba necessária, pode dispor do fomento comercial para reunir o montante que precisa e assim melhorar o seu empreendimento para colher os frutos no médio e longo prazo.

#3. Pagamento de empréstimos

As taxas de juros do mercado estão realmente altas e podem corroer seu capital de giro sem que você perceba. Sendo assim, evite tomar empréstimos em bancos, financeiras e outras instituições que praticam juros abusivos. Ao invés disso, procure uma empresa de factoring e avalie a venda de seus recebíveis. Por não ter que se preocupar com uma dívida de longo prazo, você estará livre dos juros, mantendo o controle financeiro da sua empresa para gerar crescimento, não dívidas.

#4. Momentos de crise

A crise chegou forte em seu negócio? Quem não se preparou e não tinha reservas de capital para momentos difíceis como, pode passar por maus momentos. Se você se encontra nesta situação, o fomento mercantil pode ser uma boa alternativa para que você dê um fôlego aos negócios, conclua negociações, faça compras à vista para se livrar dos juros e dê maior liquidez ao seu fluxo de caixa. O que é importante neste momento é encontrar maneiras de fazer com que seu negócio continue crescendo mesmo com dificuldades econômicas.

Quero capital de giro para minha empresa agora!


Saiba como usar o factoring em sua empresa

Quando uma coisa leva a outra

Como você pode ver, o factoring pode ser um ótimo recurso para dar fôlego e vantagem competitiva ao seu negócio. Agora que você já entende um pouco mais sobre como esse recurso pode ser estratégico em sua empresa, deve estar se perguntando onde buscar por esse serviço. O mercado oferece milhares de opções de empresas de factoring que podem ajudar o seu negócio. Você pode buscar por opções na internet, perguntar para seus amigos empresários, ou optar pelo factoring online.

Isso mesmo, na Rapidoo é possível antecipar recebíveis pela internet. Assim, você ganha tempo e o processo é otimizado, permitindo que você antecipe recebíveis de maneira ainda mais simples e sem dor de cabeça.

Quero testar o Factoring Online!