Capital de Giro

Crédito para sua empresa quando você mais precisa


Recorrer a uma empresa de fomento mercantil é uma ótima alternativa para ter capital de giro para o seu negócio, evitar a inadimplência e controlar suas finanças empresariais.

Capital de Giro

Em mais de uma ocasião você já deve ter recorrido ao seu fluxo de caixa para ter capital de giro para seu negócio e assim quitar pendências comuns no cotidiano de qualquer empresa (contas de água e luz, impostos, salários de funcionários ou até mesmo renovar seu estoque de mercadorias) e de repente encontrá-lo vazio.

Muitos empresários, por despreparo ou mesmo por falta de orientação e experiência, fazem uso indevido de empréstimos e financiamentos junto a bancos e outras formas de fomento, onerando seu fluxo de caixa e esgotando seu capital de giro.

A facilidade por trás do acesso ao crédito para empresas muitas vezes vem acompanhada por uma taxa de juros extremamente alta. Mesmo não apresentando um risco para as finanças empresariais em um primeiro momento, ele pode se tornar uma bola de neve para os seus negócios.

Quando se dá conta, o empreendedor entra na inadimplência empresarial. Negativado, muitas portas se fecham, o acesso ao crédito se torna mais difícil e necessário, assim como o capital de giro para manter as engrenagens funcionando.

A partir daí um sonho que teria tudo para se tornar realidade, acaba virando um pesadelo para o empreendedor.

Acuado e sem ter a quem recorrer, ele precisa tomar a difícil decisão de comunicar seus funcionários, fornecedores e clientes a iminente falência do seu negócio, principalmente motivada pela ausência de capital de giro.

Consiga capital de giro para sua empresa

Por dentro do nosso escopo de trabalho

Por dentro do nosso escopo de trabalho

Evite situações onde o capital de giro da sua empresa se esgotou mais rápido do que deveria. Somos uma factoring 100% online, focada em proporcionar um panorama mais positivo para o fluxo de caixa da sua empresa.

Especializada em financiamento para micro e pequenas empresas, a Rapidoo é a opção ideal para você que precisa de capital de giro para ter uma gestão financeira empresarial saudável e equilibrada.

Nós realizamos uma revisão completa e profunda das suas finanças empresariais, oferecendo capital de giro de acordo com as necessidades do seu negócio.

Trabalhamos com 4 pilares, que agregam valor e credibilidade para o nosso trabalho, além de nos posicionarmos como uma referência nacional no segmento de factoring online:

1. Tempo é dinheiro

O mundo moderno e as demandas de pequenas e médias empresas exigem respostas cada vez mais rápidas.

A Rapidoo conta com um time preparado para descontar suas duplicatas a partir do momento em que elas chegam em nossas mãos.

Antecipamos seus recebíveis a partir do momento que eles são descontados. Ao agilizar esse processo, você tem acesso ao capital de giro necessário para manter o fluxo de trabalho da sua empresa.

2. Segurança acima de tudo

Por não contarem com um sistema de proteção sólido e consolidado, micro e pequenas empresas são extremamente suscetíveis a vazamentos de dados e informações sigilosas e privadas.

Além de gerar consequências devastadoras para as finanças empresariais, essa exposição indesejada pode comprometer informações pessoais e profissionais de todos os integrantes de uma organização.

Diante disso, todos os documentos recebidos através da nossa plataforma online são criptografados para garantir maior segurança para o seu negócio. Cuidamos dos dados da sua empresa como se fossem nossos.

3. Processos 100% Online

Todos os nossos processos de assessoria de pequenas e microempresas é feito pela internet, através do nosso site.

Com o avanço tecnológico, consideramos mais efetiva a comunicação 100% online, pois poupa tempo e dinheiro para nossos clientes em todos os sentidos (deslocamentos, reuniões presenciais, entre outras circunstâncias).

4. Simplicidade o tempo todo

Nossa metodologia de trabalho tem como objetivo colocar no papel, de forma simples, descomplicada e direta, todas as taxas, cobranças e juros envolvidos durante a contratação dos nossos serviços. Somos transparentes e honestos com nossos clientes do começo ao fim.

Viu como é rápido e fácil? Chega de recorrer aos bancos e instituições financeiras para renegociar suas dívidas e ter uma reserva garantida para o seu negócio quando você mais precisar!

Conte com a Rapidoo para ter capital de giro, melhorar o gerenciamento do fluxo de caixa do seu negócio e torná-lo mais rentável e produtivo para a sua empresa, tudo isso 100% online, sem sair de casa!

Quero capital de giro para minha empresa agora!

Quando uma coisa leva à outra

Quando uma coisa leva a outra

Não é apenas o empresário que perde com o fechamento de uma empresa. A falência de um negócio também impacta na vida de milhares de pessoas que estão ligadas diretamente a ele.

Dentre alguns exemplos, podemos citar:

  • Um fornecedor que deixa de vender sua matéria-prima e acumula estoque de mercadoria;
  • O funcionário que ao ser demitido, engrossa a fila de desempregados;
  • A economia que para de girar, crescer e gerar emprego e renda.

Enfim, toda uma cadeia de setores e indivíduos é afetada profundamente.

Caso houvesse capital de giro disponível para o empresário no exato momento que ele precisasse dele, a avalanche descrita assim seria evitada.

Uma forma bastante eficaz para saber como andam as suas finanças da sua empresa é através do cálculo do capital de giro. Ao trazer um panorama da saúde do seu negócio como um todo, ele fornece as informações necessárias para que você identifique os pontos que precisam ser ajustados para evitar a inadimplência ou a falência do seu empreendimento.

Quero saúde para o meu negócio!

Como calcular o capital de giro

Como calcular o capital de Giro

Para entendermos como é feito o cálculo do capital de giro, primeiro é preciso compreender duas variáveis, responsáveis por manter a liquidez das operações empresariais: o ativo circulante e o passivo circulante.

O ativo circulante consiste em todos os recursos empresariais que podem ser convertidos em dinheiro em um curto espaço de tempo. Os mais comuns são:

Ativos circulantes:

  • Caixa da empresa: Reserva de capital de giro para obrigações comuns como pagamento de contas, salários de funcionários;
  • Aplicações financeiras: Representam os investimentos realizados pela empresas em títulos de liquidação imediata, ou seja, podem ser convertidos em capital de giro e usado em operações de curto prazo. Geralmente podem ser pedidas junto a instituições bancárias;
  • Depósitos bancários: Pagamentos, cheques e transferências oriundos de terceiros feitos a curto prazo na conta da empresa.

O Passivo Circulante se resume a todas as contas e obrigações que uma empresa possui com terceiros por meio de vínculo empregatício pré-estabelecido. Os mais conhecidos são:

Passivos circulantes:

  • Despesas com fornecedores: muitos negócios como pequenos comércios e grandes indústrias precisam de matéria-prima que pode ser adquirida com fornecedores.
  • Duplicatas a pagar: Documentos que são emitidos em conjunto com uma nota fiscal ou fatura. São relativos a um produto ou prestação de serviços de uma outra empresa.
  • Impostos: Pago por pessoas físicas e jurídicas para o Estado.
  • Financiamentos e empréstimos: Formas de aquisição de crédito concedido por pessoas físicas e jurídicas.

Como o capital de giro e fluxo de caixa estão diretamente ligados, sua operação é feita da seguinte maneira:


CGL (capital de giro líquido) = AC (ativo circulante) - PC (passivo circulante)

Quando o ativo circulante é maior que o passivo circulante, há um cenário positivo para o fluxo de caixa, mas caso o passivo se sobreponha ao ativo, chegou a hora de fazer uma revisão das suas finanças empresariais a partir da contratação de uma empresa de fomento mercantil.

Quero fazer uma simulação!

Fomento mercantil: Uma alternativa eficiente e necessária

Fomento mercantil

São nos momentos de dificuldades que boas ideias saem do papel e se transformam em projetos interessantes e ambiciosos.

Uma alternativa feita para atender tanto as micro quanto as pequenas empresas, auxiliando na aquisição de capital de giro e tem gerado bons resultados é o fomento mercantil.

A partir dele, o micro e pequeno empreendedor tem mais chances de manter o seu negócio de pé, além de fugir do endividamento (resultado de empréstimos e financiamentos com uma alta taxa de juros embutida) e manter-se em dia com as obrigações operacionais do seu negócio.

Já que a maioria das factorings existentes no país pertencem a empresas de família e de pequena escala, com taxas de juros muito altas (8 a 9% ao mês), a Rapidoo acreditou que ali está uma oportunidade de criar uma empresa que fosse na direção oposta, oferecendo capital de giro, juros mais baixos e um atendimento diferenciado.

“A Rapidoo foi fundada para criar uma solução mais escalável, que conseguisse alcançar as micro e pequenas empresas e oferecer para elas todas as vantagens que as empresas de escala maior já têm: juros mais baixos, atendimento melhor, etc”, explicam nossos fundadores.

Os entraves existentes nos bancos para a aquisição de cŕédito para empresas faz com que muitos empresários recorrem ao factoring. Para eles, a possibilidade de ter acesso a uma quantia maior de capital de giro já torna essa aposta de fomento mais interessante e atraente.

“Nesse caso, factoring é uma forma flexível de atender esses clientes, porque ela olha tanto para o pequeno empresário quanto para seu cliente, que vai pagar a nota fiscal e pode ter um histórico melhor”, salienta Cláudio, dono de uma fábrica de tintas e cliente da Rapidoo.

Quero capital de giro para minha empresa agora!