Crédito para empresas

Como o factoring pode facilitar a sua aquisição

Mais seguro e rentável, uma factoring se posiciona como a melhor opção para a aquisição de linha de crédito empresarial flexível e barata


Crédito para empresas

O cenário se repete com mais frequência do que você imagina: um micro e pequeno empreendedor, diante de dezenas de contas e débitos para pagar, recorre a uma linha de crédito para empresas para reestruturar as finanças do seu negócio.

Contudo, para ter acesso a esse crédito para microempreendedor individual, muitas instituições financeiras impõem uma série de condições, que automaticamente excluem qualquer possibilidade de uma empresa negativada consiga deixar a inadimplência e, consequentemente, reestruturar suas finanças.

Esse impedimento também causa um efeito negativo sobre o mercado e a economia, que já saturados, não conseguem administrar e conter a fila interminável de micro e pequenos empreendedores inadimplentes.

Para não permanecerem reféns destas instituições de fomento, que cobram taxas exorbitantes de empresários e microempreendedores, inviabilizando a manutenção dos seus empreendimentos, o factoring surgiu, como uma alternativa de aquisição de crédito para empresas mais barata e menos burocrática.

Com essa sociedade de fomento mercantil, manter as finanças empresariais sob controle e recuperar os investimentos perdidos durante o período de inadimplência enfrentado pelo micro e pequeno empresário se torna uma tarefa mais fácil e menos complicada.

O segredo para deixar o vermelho para trás de vez está justamente na própria produção do pequeno empreendedor. A partir das suas duplicatas descontadas, ele cria as condições necessárias para gerar capital de giro e ter crédito empresarial para reabastecer e renovar o seu fluxo de caixa empresarial.

Nos próximos parágrafos, vamos abordar as opções de créditos existentes no mercado, como cada uma delas funciona, quais são as mais baratas e como uma empresa de factoring consegue se destacar dentre todas elas, facilitando o acesso ao crédito para microempreendedor individual. Continue acompanhando para saber mais!

4 tipos de crédito para empresas

4 tipos de crédito para empresas

Com tantas ofertas de crédito empresarial disponíveis atualmente no mercado, às vezes fica difícil saber qual é a opção de crédito para empresa mais adequada para as necessidades do seu negócio.

Para simplificar essa escolha, listamos abaixo algumas opções de aquisição de crédito empresarial voltadas para micro e pequenos empreendimentos que estão crescendo, mas que ainda dependem de crédito de terceiros para ampliarem suas operações.

Empréstimos

Diferentemente do empréstimo para pessoas físicas, os empréstimos para pessoas jurídicas exigem um plano de negócio pré-elaborado, ou seja, você precisa colocar no papel todos os pontos que tornam o seu negócio viável do ponto de vista financeiro e também mercadológico.

Feitos em grande parte por instituições financeiras como bancos e empresas de fomento, linhas de crédito para empresas costumam exigir condições específicas para sua aquisição.

Porém, ao invés de facilitar o acesso ao crédito empresarial, esses requisitos tornam a sua obtenção ainda mais burocrática.

A exigência de papéis e documentos, aliada ao tempo de análise dos pedidos de crédito empresarial, fazem com que o microempresário perca tempo, e principalmente, dinheiro, que a essa altura já poderia estar sendo aplicado no seu negócio.

Mesmo possuindo um bom relacionamento com as instituições financeiras que costumam trabalhar, o empresário deve se manter sempre alinhado às exigências da instituição financeira, pois, caso venham a contrair dívidas, se tornando negativados, o acesso ao crédito será negado automaticamente.

Financiamentos

Enquanto os empréstimos para empresa propiciam mais flexibilidade de uso do crédito concedido pela instituição financeira ou de fomento mercantil em questão, os financiamentos, por sua vez, já funcionam de uma forma diferente.

Para ser obtido, o crédito empresarial oriundo dos financiamentos possui um destino previamente definido já a partir do momento em que o empresário concorda com os termos do contrato para sua aquisição por meio da instituição bancária.

Neste caso, essa linha de crédito para empresa pode ser usada pelo empreendedor caso ele esteja planejando transferir suas operações para um novo endereço ou queira comprar móveis e materiais para o seu empreendimento, por exemplo.

Como qualquer outra modalidade de crédito empresarial, o financiamento para empresas vem acompanhado de uma taxa de juros previamente definida. Portanto, resta ao microempreendedor avaliar quais as vantagens e desvantagens existentes por trás da sua contratação.

Uma forma de saber se vale a pena fazer um financiamento para sua empresa é observar o seu CET (Custo Efetivo Total), que consiste em todos os encargos e cobranças relacionadas ao crédito requisitado, ou seja, aos juros já embutidos.

Desconto de duplicatas

Alternativa aos empréstimos e financiamentos empresariais, o desconto de duplicatas vem ganhando espaço entre micro e pequenos empreendedores que buscam por crédito empresarial mais seguro e barato para seus negócios.

Indicada para empresários que desejam antecipar os faturamentos mensais das suas vendas a prazo, as duplicatas descontadas se tornam o caminho mais curto, seguro e vantajoso para antecipar seus recebíveis.

Ao serem convertidas em crédito para empresas, as notas fiscais descontadas podem ser transformadas em crédito empresarial para abastecer o caixa empresarial do pequeno empreendedor e manter equilibradas as contas do seu empreendimento.

Quando descontadas pela empresa de factoring, as duplicatas de venda mercantil são convertidas em capital de giro, recurso extremamente necessário para que o fluxo de caixa empresarial não fique comprometido diante de oscilações e imprevistos do mercado.

Antecipação de recebíveis

Resultado do desconto de duplicatas, a antecipação de recebíveis possibilita ao micro e pequeno empresário acesso imediato ao crédito, que seria resgatado originalmente a partir de um financiamento ou empréstimo.

Ao optar por antecipar seus recebíveis, o microempresário adia o recebimento do crédito empresarial que precisa para gerenciar suas operações internas. A empresa de factoring fica responsável por conceder esse recurso ao empreendedor, que, por sua vez, pode ser aplicado em diversas áreas que precisam carentes de capital de giro.

A própria taxa de juros mais baixa, presente nessa antecipação de recebíveis, já facilita consideravelmente o acesso ao crédito para empresa, flexibilizando sua aquisição, conhecida pela excessiva complexidade e burocracia.

Se você precisa de prazos mais longos para comercializar produtos e serviços com clientes e fornecedores, por exemplo, antecipar seus recebíveis pode ser uma saída para ter crédito empresarial sempre que precisar, além de poder administrar melhor o seu fluxo de caixa.

Consiga crédito para sua empresa antecipando seus recebíveis

Empresas que facilitam a aquisição de crédito empresarial

Empresas facilitam a aquisição de crédito empresarial

Atualmente existem diversas empresas que oferecem acesso ao crédito empresarial. A maioria ainda é composta por instituições bancárias. Contudo, essa realidade vem mudando e novos empreendimentos vêm surgindo, alterando a dinâmica dos processos burocráticos das instituições financeiras.

Empresas com foco em finanças e tecnologia se tornaram uma alternativa para micro e pequenos empresários que procuram por crédito para MEI mais ágil e flexível para gerirem suas operações internas e aumentar sua lucratividade a curto e médio prazo. Este é o caso das “fintechs”.

Fintechs

Estas organizações apostam em processos 100% online, investindo seus esforços na internet para eliminar qualquer tipo de burocracia que possa dificultar a aquisição de crédito para pequenas empresas.

Para essas startups, a relação entre empresas de fomento e microempresários deve ser mais próxima, simples e descomplicada possível. Investir em uma imersão e experiência intuitiva para o empresário é o segredo por trás do sucesso das fintechs.

Este é o caso das factorings, empresas de fomento mercantil focadas nos pequenos empreendedores que tiveram seus pedidos de crédito empresarial protestado ou negado pelas grandes instituições financeiras.

Factorings

Ao perceber que o mercado financeiro ainda permanece preso a uma imensa quantidade de processos burocráticos em relação a oferta de crédito empresarial, as sociedades de fomento mercantil, mais conhecidas como factoring surgiram, prometendo mudar completamente esse cenário ainda desfavorável para o microempreendedor.

Se antes a inadimplência era um fator que dificultava o acesso ao crédito através de instituições financeiras, hoje ela é vista pela empresa de factoring como uma oportunidade para mostrar que empresas negativadas também podem e merecem uma chance para reestruturar suas finanças.

Ao dinamizar processos e facilitar o atendimento para o microempreendedor através dos canais digitais, o factoring online caminha na contramão das factorings tradicionais.

Mesmo se apropriando de algumas características do seu irmão mais velho, o factoring online inova o mercado financeiro, apostando em uma metodologia de trabalho diferenciada.

Focada nas necessidades do microempreendedor moderno, a empresa de factoring enxerga grande potencial nos canais digitais para aumentar a lucratividade do seu negócio.

A Rapidoo nasceu com essa proposta, pronta para oferecer o melhor serviço de desconto de duplicatas e antecipação de recebíveis para o micro e pequeno empresário que está cansado do excesso de burocracia e papelada.

A partir destes dois serviços, a microempresa deixa para trás uma situação de fragilidade interminável e passa a fortalecer suas finanças a partir do crédito proporcionado capital de giro, agora mais presente do que nunca.

Agora, você deve estar se perguntando o que torna uma factoring que trabalha apenas pela internet uma melhor opção de empresa para adquirir crédito, correto?

Logo abaixo você vai entender quais são os diferenciais dessa sociedade de fomento mercantil em comparação com outras formas de fomento tradicionais.

Por que uma empresa de factoring online é a melhor opção?

Factoring a melhor opção

Uma empresa de factoring, diferentemente de um uma instituição financeira, não realiza empréstimos ou financiamentos para empresas. A única forma de obter crédito empresarial é através do desconto de duplicatas, ou seja, a partir do desconto das suas notas fiscais pagas a prazo.

Contudo, nas factorings tradicionais os recebíveis só são antecipados caso a empresa analisada não seja tenha nenhuma pendência e esteja com o nome limpo. Como essa exigência não é cobrada pelo factoring online, essa empresa de fomento mercantil acaba se tornando uma escolha mais vantajosa para o micro e pequeno empreendedor.

Além dessa vantagem, também podemos citar mais quatro motivos para você contratar uma empresa de factoring. São eles:

1. Processos mais rápidos

A tecnologia veio para facilitar nossa vida, tornando-a mais fácil e prática. Isto ninguém pode negar. Com a aquisição de crédito para empresa, essa realidade não é diferente. Esperar semanas para saber se a sua solicitação de crédito será ou não aprovada é coisa do passado.

Com a Rapidoo você pode enviar suas duplicatas de venda mercantil para serem descontadas e ter acesso ao seus recebíveis de forma antecipada para usá-los como capital de giro para o seu negócio.

2. Sem burocracia

Papéis e mais papéis. Filas de espera. Crédito negado. Tudo isso não será mais um problema para você que precisa de crédito para sua empresa. Com um sistema operando 100% na internet, a Rapidoo sai na frente de outras empresas do mesmo segmento, proporcionando toda a comodidade e agilidade que você precisa, sem sair de casa.

3. Taxas de juros menores

Transparência e honestidade são dois fatores que guiam a Rapidoo diariamente. Para nós, todos os custos envolvidos devem estar claros para nossos clientes. Isto cria um relacionamento mais saudável e duradouro com eles.

Apostamos em uma única taxa, fácil de calcular. Não trabalhamos com juros compostos, pois acreditamos que com o tempo eles se tornam abusivos e comprometem as finanças empresariais do micro e pequeno empreendedor.

4. Segurança reforçada

A segurança dos seus dados empresariais é uma das nossas principais preocupações. Nosso sistema online conta com criptografia avançada, que mantém seus dados e informações empresariais sempre protegidos, impedindo que eles sejam acessados por terceiros.


Agora é possível você ter acesso ao crédito que precisa para
o seu empreendimento crescer cada vez mais.

Através do desconto de duplicatas, pode você antecipar seus recebíveis, convertendo-os em
capital de giro para gerenciar melhor as finanças do seu negócio.

Você ainda pode recuperar sua credibilidade frente ao mercado e se posicionar como uma
empresa forte, inovadora e com grande potencial de crescimento.


Quero crédito para minha empresa