Antecipação de recebíveis

Como pode ser benéfico para o seu negócio

Em um cenário de incertezas e recuperação econômica, antecipar seus recebíveis pode ser uma saída para manter sua micro e pequena empresa nos trilhos


Antecipação de Recebiveis

Abrir seu próprio negócio continua sendo o sonho de todo micro e pequeno empreendedor que deseja apostar em um segmento de mercado, cujo qual enxerga potencial de crescimento a médio e longo prazo.

Contudo, ao mergulhar nesse universo, é preciso ter muita cautela e planejar cada passo dado a fim de evitar surpresas no meio do caminho. A inadimplência empresarial é uma delas. Contudo, existem formas de contorná-la e equilibrar as contas da sua empresa. Uma delas é através da antecipação de recebíveis.

Ao surgir como uma alternativa mais segura e menos arriscada para as finanças empresariais, a antecipação de recebíveis revela-se como uma opção de aquisição de crédito para empresas mais vantajosa em comparação aos conhecidos empréstimos e financiamentos bancários.

Comparada às demais formas de aquisição de crédito para micro e pequenas empresas, antecipar seus recebíveis a partir de uma sociedade de fomento mercantil pode trazer uma série de benefícios para saúde financeira do seu negócio.

Acesso imediato ao capital de giro, que pode ser usado para otimizar o fluxo de caixa da sua empresa e regular suas finanças empresariais, quitação de despesas e débitos operacionais junto à clientes e fornecedores são algumas das vantagens proporcionadas pela antecipação de recebíveis.

No entanto, o que poucos sabem é que ao antecipar seus recebíveis, o acesso ao capital de giro, que costuma ser feito através de empréstimos e financiamentos, se torna quase que automático.

Isso só é possível por causa da metodologia de trabalho do factoring, que facilita a concessão de crédito mesmo para empresas protestadas e em situação de inadimplência.

Nos próximos parágrafos, você vai entender melhor o que é como funciona a antecipação de recebíveis, sua relação com o desconto de duplicatas, quando essa opção de aquisição de crédito para micro e pequenas empresas pode ser vantajosa para o seu negócio e como fazê-la a partir de uma empresa de factoring. Continue lendo!

Antecipação de recebíveis: O que é e como funciona

Antecipação de Recebiveis: O que é e como funciona

Como qualquer outra abertura de empresa, chega uma hora que os recursos financeiros pessoais se esgotam, levando o empreendedor a recorrer aos financiamentos e empréstimos oferecidos por bancos e outras instituições de fomento.

Caso não haja uma análise prévia da linha de crédito contratada, o risco de contrair dívidas e cair na inadimplência se torna muito alto.

Ao antecipar seus recebíveis, o micro e pequeno empresário deixa de depender de crédito de terceiros e passa a recorrer aos seus próprios recursos para produzir capital de giro necessário para a sobrevivência do seu negócio.

Importante instrumento de controle para acompanhar a movimentação financeira de uma empresa, o fluxo de caixa permanece preservado. O mesmo acontece com o endividamento empresarial, que se torna menor, pois o empresário antecipa seus próprios recebíveis e desconta suas duplicatas, ao invés recorrer a empréstimos e financiamentos, com altas taxas de juros embutidas.

A operação que envolve a antecipação de recebíveis ocorre da seguinte maneira: a sociedade de fomento mercantil recebe as notas fiscais do microempresário que seriam pagas a prazo. Ao descontar suas duplicatas, o factoring devolve os recursos gerados para o pequeno empreendedor, já com uma taxa de juros embutida. Uma vez liberado, esse crédito pode ser usado como capital de giro pelo microempreendedor pagar seus funcionários, quitar seus débitos, comprar matéria prima, dentre outras operações financeiras.

Mesmo com restrições no nome, a empresa negativada pode ter suas duplicatas descontadas e seus recebíveis antecipados. Essa flexibilidade oferecida pela factoring possui um impacto significativo sobre a economia, uma vez que auxilia empreendimentos inadimplentes a recuperarem seus lucros e estimular uma maior competitividade no mercado.

Quero antecipar meus recebíveis

Quais são as vantagens de antecipar seus recebíveis?

Vantagens de antecipar seus recebíveis

Comparada com outras linhas de crédito disponíveis atualmente no mercado, a antecipação de recebíveis também auxilia o empresário a quitar suas despesas operacionais, como pagamento de débitos, salário de funcionários, compra de matéria-prima, por exemplo, mais rapidamente.

Dependendo da necessidade do micro e pequeno empreendedor, descontar suas duplicatas e antecipar seus recebíveis pode ser de grande ajuda para equilibrar áreas que estão fragilizadas dentro do seu negócio e torná-lo mais produtivo e rentável.

Acesso facilitado ao capital de giro

Com a antecipação de recebíveis, manter as finanças empresariais em dia e o fluxo de caixa sempre abastecido se torna uma tarefa mais fácil de ser cumprida.

A partir dos recebíveis antecipados, é possível ter acesso ao capital de giro necessário para manter as engrenagens da sua empresa em funcionamento, sem precisar recorrer a financiamentos ou empréstimos.

Essencial para manter a estabilidade das contas empresariais em períodos de altos rendimentos e também de recessão econômica, o capital de giro se torna um recurso que precisa ser bem gerenciado pelo micro e pequeno empresário.

Na falta de capital de giro, a probabilidade de fechar as contas no vermelho e contrair novas dívidas aumenta consideravelmente, favorecendo o acúmulo de novas dívidas. Ao antecipar seus recebíveis, essa preocupação deixa de existir e o fluxo de caixa da sua empresa volta a operar a todo vapor.

Melhora do seu fluxo de caixa

Por estar em constante movimentação, com recursos entrando e saindo a todo momento, o fluxo de caixa se torna suscetível a variações que podem deixar o seu respectivo abastecimento comprometido.

Fatores externos, como cobranças de clientes e fornecedores e internos (despesas e débitos operacionais), quando aliados a diferentes prazos de pagamento dificulta um maior controle financeiro por parte do empreendedor, que fica sem saber como administrar corretamente seu fluxo de caixa.

Ao recorrer a antecipação de recebíveis, o pequeno empreendedor consegue controlar melhor essas alterações, que todos empreendedores de primeira viagem costumam lidar, principalmente durante os primeiros anos de vida do seus empreendimentos.

Quitação de Débitos operacionais

Contas, pagamentos e pendências criadas a médio e longo prazo fazem parte do dia a dia de qualquer empresa. Contudo, nem sempre o fluxo de caixa está abastecido para quitar essas pendências, obrigando a contratação de uma linha de crédito empresarial.

Ao antecipar seus recebíveis, você poderá cumprir com seus compromissos mensais com fornecedores e clientes, deixando as constantes preocupações financeiras de lado.

Diferentemente do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, modalidades de acesso ao crédito com elevadas taxas de juros, a antecipação de recebíveis, feita a partir do desconto de duplicatas, conta com uma porcentagem reduzida sobre a sua aquisição, fazendo dela uma alternativa mais atraente e vantajosa para quitar os seus débitos operacionais.

Melhor negociação com fornecedores e clientes

Quando uma micro e pequena empresa começa a crescer, a entrada de novos fornecedores e clientes é inevitável.

Com o crescimento das operações, controlar e administrar as finanças empresariais se torna uma tarefa que exige muita disciplina, organização e, sobretudo, muito planejamento.

Ao aliviar a pressão exercida por parte de alguns fornecedores e clientes em relação a venda e compra de passivos circulantes, a antecipação de recebíveis se torna uma excelente forma de manter as contas e as obrigações contratuais pré-estabelecidas com parceiros sempre em dia.

Entretanto, é válido lembrar que antecipar seus recebíveis não pode se tornar um hábito recorrente dentro do seu negócio. O desconto de duplicatas deve ser usado apenas quando todos os outros recursos e alternativas foram devidamente esgotados.

Antecipar meus recebíveis

Como antecipar seus recebíveis com uma factoring

Como antecipar seus recebíveis com uma factoring

Para antecipar seus recebíveis e ter capital de giro para sua empresa possa operar com mais equilíbrio e harmonia, primeiro é preciso descontar suas duplicatas. A maior parte das sociedades de fomento mercantil exige uma quantidade mínima de notas fiscais para realizar essa operação.

Entretanto, para evitar burocracias indesejadas e agilizar processos, algumas factorings optaram por concentrar suas operações de antecipação de recebíveis exclusivamente na internet.

Essa mudança em relação ao atendimento de uma sociedade de fomento mercantil possibilita uma redução de custos para o micro e pequeno empreendedor.

Ao organizar melhor suas operações internas, ele acaba identificando oportunidades e pontos que merecem mais atenção no seu empreendimento, tornando-o mais rentável e produtivo.

Como o empreendedorismo exige muita disciplina, organização e proatividade por parte do pequeno empresário, é inevitável que em algum momento ele se sinta sobrecarregado com o acúmulo de tarefas e funções próprias do seu dia a dia, deixando de lado aspectos importantes para a saúde financeira do seu negócio, como capital de giro e fluxo de caixa.

Ao avaliar seu negócio e o nicho de mercado que ele está inserido, o factoring oferece as ferramentas necessárias para uma gestão financeira mais eficiente e eficaz para a sua empresa.

Com um sistema operando unicamente através da internet, essa empresa de fomento mercantil se destaca das demais factorings convencionais pela sua agilidade e seus processos simplificados, sem burocracias.

Segundo a factoring online Rapidoo, essas vantagens se tornam ainda mais claras a partir do momento em que todas as operações de desconto de duplicatas e antecipação de recebíveis acontecem através da internet, tornando processos mais dinâmicos e menos burocráticos.


“Atendemos empresas localizadas em cidades pequenas e remotas, onde o factoring ainda encontra dificuldades de expansão. Facilitamos a antecipação de notas fiscais para que o empresário tenha o crédito que precisa para tocar suas operações com mais rapidez e menos burocracia. Isso agiliza e muito a nossa integração com o fluxo de trabalho do pequeno empreendedor”

Quer fazer seu empreendimento crescer de forma segura e equilibrada, com juros que cabem no seu bolso, sem depender de empréstimos e financiamentos e ainda proteger suas finanças contra eventuais imprevistos e oscilações do mercado?

Chegou a hora de você descontar suas duplicatas e antecipar seus recebíveis. Assim, você terá o tão sonhado acesso ao crédito empresarial, que poderá ser convertido em capital de giro para o seu negócio decolar de vez!

Recupere agora mesmo a saúde financeira do seu negócio e volte a lucrar como nunca, recuperando o seu prestígio e credibilidade no seu segmento de atuação.


Não perca mais tempo e equilibre agora mesmo as finanças da sua empresa a partir da
antecipação de recebíveis.

Fazer isso é mais simples e descomplicado do que você imagina!

Quero descontar minhas duplicatas e antecipar meus recebíveis agora!